13 de dezembro de 2011

Andei lendo: 1808, Laurentino Gomes


Oi minhas queridas!

Não sei se já falei por aqui, mas uma das minhas grandes paixões é a leitura! Amo ler e acho que os livros nos transporta pra diversos mundos, cheio de histórias e personagens incríveis!

O último livro que li foi o 1808, do Laurentino Gomes. Esse livro, que é não-ficção, fala detalhadamente sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil colônia, em 1808. Achei bem legal a frase da capa, que resume bem a ideia do livro:

"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil."

É um livro maravilhoso, pois o autor mostra todos os detalhes que envolveram a mudança da corte portuguesa para o Brasil e também descreve com riqueza como era o nosso país na época em que D. João VI desembarcou em terras brasileiras.

Achei muito legal entender bem como ocorreu o bloqueio continental imposto por Napoleão a Portugal; como ocorreu a mudança da corte portuguesa para terras tupiniquins e também o modo como a nossa nação era na época em que era colônia de Portugal.

O autor faz uma narrativa dinâmica e que sempre mantém o mesmo ritmo, sem ter o risco de a leitura se tornar tediosa; o que é também muito interessante é ler sobre os personagens históricos com a riqueza de detalhes que nos é trazida.

É muito bom também ver o quanto o Brasil era rústico há mais ou menos 200 anos atrás, pois não havia união entre os estados componentes da nação e é interessante perceber o quanto o nosso país era refém do comércio de escravos.

Leitura altamente recomendada tanto pra quem é fã de história, assim como pra quem não é, pois conhecer as raízes no nosso país e povo é uma experiência extremamente rica!

E você, já leu esse livro? Curtiu?

Beijão!

6 comentários:

  1. Bom dia, miga!
    Você sabe que eu não costumo ler livros (lê-se nunca leio hahaha), mas achei interessante a narrativa desse livro que você indicou.
    Pra quem gosta de ler, parece bem legal mesmo! :-)
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Menina .. tanto tempo sem ler nada que estou até com vergonha agora .. :S
    Otima terça Bellitita! :D

    ResponderExcluir
  3. Olha eu adoro ler, tenho sempre um livro na minha cabeçeira e achei que este livro deve ser muito interessante pelo que vc escreveu!

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. AINDA não li, mas tenho muita vontade! Há mais ou menos 1 ano, o autor fez uma sessão de autógrafos no shopping, em Bal. Camboriú, e a pessoa aqui não tinha grana p/ o livro mais =(
    Adorei teu post, agora tenho certeza que vou curtir o livro!

    Bjoka!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Ainda não li esse livro, mas parece interessante ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, mas sempre que eu passo nas livrarias e o vejo em destaque fico me perguntando se ele é bom. hahaha
    Um dia eu lerei, afinal, eu leio tudo mesmo...
    Amei o blog, tô seguindo =)

    Dá uma passada lá também!
    http://potevazio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo