10 de janeiro de 2012

Andei lendo: Orgulho e Preconceito e Zumbis, Jane Austen e Seth Grahame-Smith


Olá!

O primeiro livro lido de 2012 foi "Orgulho e Preconceito e Zumbis", da Jane Austen e Seth Grahame-Smith

O livro pertence a um novo gênero literário, chamado de "mash-up classic", ou, em tradução livre, "clássico mistureba", onde são inseridos novos personagens a história clássica, sendo nesse caso, os zumbis.

A história retrata a sociedade inglesa do século XIX, onde a única coisa que importa pra uma mulher é casar com um homem rico e ter uma vida confortável; destaque pra Sra Bennet, mãe das cinco garotas Bennet, que só se importa em fazer as filhas casarem com um homem rico.


De qualquer maneira, a história segue basicamente a mesma, com a mesma ambientação (Inglaterra do século XIX), e mesmos personagens, com a diferença da terrível praga que assola a cidade, trazendo os mortos de volta à vida.

É interessante notar que a essência dos personagens continuou a mesma do clássico, com a diferença que a protagonista, Elizabeth Bennet, e o protagonista, o Sr. Darcy, são exímios lutadores marciais e peritos na "arte" de matar zumbis.

Foi bem divertido ver como o autor, Seth Grahame, conseguiu encaixar os zumbis na trama que se passa na Inglaterra vitoriana; ver os protagonistas em ação na luta contra os zumbis é muito legal. Ver como a melhor amiga de Elizabeth, Charlotte, se torna zumbi é ao mesmo tempo interessante e nojento. :D

Creio que os fervorosos fãs de Jane Austen devem ter odiado esse livro... eu nunca li o verdadeiro "Orgulho e Preconceito", mas pretendo fazer isso.

Já existe outro clássico de Jane Austen que ganhou essa "repaginada" cômica: Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos; temos também outros clássicos de diferentes autores que receberam o mesmo tratamento, como "Wuthering Bites" ("O Morro dos Ventos Uivantes com vampiros") e  "Android Karenina" (Anna Karenina Robô) títulos ainda inéditos no Brasil.

E aí, o que vocês acharam dessa ideia de "clássico mistureba"? Já leram algum desses livros na versão original?

Beijão!

14 comentários:

  1. Nunca li mas fiquei interessadissima!
    Adorei a dica, mais que anotada!

    Beijos
    Cleo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi quelida minha filha que adoro ler.
    Vou passar a dica

    Boa semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler mas não conhecia o livro, ótima dica!!

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella,
    Sou uma fã incondicional de jane Austen e está aí um livro que não li e não gostei!
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu a dica, mas sou fã de livros clássicos e ainda prefiro somente Orgulho e Preconceito. Não me leve a mal, tudo bem?

    http://vintageiz.blogspot.com

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Eu achei bem legal isso de misturar histórias! Eu conheço a história (Orgulho e Preconceito) pelo filme, achei bem legal. Com os zumbis imagino que deva ter ficado muito engraçado rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Menina, sempre tive mta curiosidade sobre esse livro, mas não conhecia ninguém q já tivesse lido!!
    Acho q vou comprar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Bella

    Adorei a dica.

    BJ000000000000.................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  9. Desses mashups, eu li um, que não é bem um mashup mas é bem legal Jane Austen a Vampira. Beem legal...

    Eu li um versão brasileira e não gostei. Senhora, A Bruxa... e fiquei meio assim com mashups brasucas... XD

    Eu queria ler esse de zumbis >.<

    ResponderExcluir
  10. Também adoro a Zooey :) Eu acho que é por causa da franja, kkkk!!

    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum desses classicos misturebas mas deve ser bem interessante imaginar o sr darcy lutando com zumbis!Li o original mas não sou purista,acho que toda obra pode ser revisitada e dar certo.Fiquei interessada em conhecer o genero.bjns
    http://cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bella,
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Já me disseram que é ótimo. Acho que vou aproveitar as ferias e fazer uma boa leitura. Tks pela dica!
    Bjins,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  13. Deu medo essa capa, mas parece bom o livro rs

    Adorei seu blog! Conhece o meu www.pequenalouise.blogspot.com

    Se gostar segue lá, vai ser um prazer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu estou doida para ler esse livro.. tenho vontade de ler o original, mas acho que os zumbis pelo menos pra mim, são mais atrativos..rs Acredito que fará muitas pessoas da nova geração lerem estes livros antigos, apesar da mistureba. Isso por um lado é bom..
    Não sei se já tinha visitado seu blog, mas adorei. Você comentou lá no Retrô Rock sobre cachos em cabelos, lembra? Vou tentar a dica que vc passou. Beijão!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo