28 de fevereiro de 2012

Pontas duplas: Têm solução?

Bom dia!

Algumas de vocês já sofreu ou sofre com pontas duplas? Eu sim! Geralmente elas aparecem no meu cabelo quando faz um tempinho que eu não corto... e eu acho muito feio! 

Eu achava que as pontas duplas apareciam nos cabelos apenas quando precisavam de um corte, mas vi esse artigo muito interessante na Produtos de Beleza.com e resolvi compartilhar com vocês:

"Não há uma solução permanente ou cura para pontas duplas! Isso é fato e se há produtos que clamam eliminar pontas duplas, não acredite e não jogue seu dinheiro fora – a única maneira de se livrar de pontas duplas é através de um bom corte. Às vezes cortar apenas as pontas não é suficiente pois pontas duplas, apesar do nome, não ocorrem apenas nas pontas.


Afinal, o que são pontas duplas?
 
Pontas Duplas ou trichoptilosis acontece quando a cutícula dos fios de cabelo são destruídas e o cortéx fica exposto criando pontas. Isso pode acontecer em qualquer parte do fio, não somente nas pontas e eventualmente o fio afetado quebra. Como as pontas são as partes mais velhas do fio, elas tendem a quebrar mais, ou seja sofrem pontas duplas com mais frequência.  Existem vários tipos de pontas duplas em estágios diferentes.









Na figura A, note a forma mais comum de ponta dupla, ao vê-la corte rapidinho para que ela não aumente. 


A figura B mostra uma ponta dupla um pouco mais acentuada. A figura C mostra a ponta tripla, que ocorre nas pontas e ao longo do fio. As figuras D, E, F, G mostram pontas duplas no meio do fio, algo que a maioria de nós nem percebemos, mas que causa frizz e outros danos nos cabelos.

O que causa pontas duplas?

Praticamente TUDO!! Lavar os cabelos, usar shampoos com sulfato, expô-los ao sol, não usar condicionador, desembaraçar os cabelos, fricção, tintura, processos químicos, alisamento, relaxamento, escova progressiva, secar no secador, usar chapinha, escovas, pentes finos, usar borrachinhas de cabelo, usar grampos, etc…

Cabelo é composto por células mortas, por isso está se decompondo naturalmente com o tempo, é algo muito sensível que requer muito cuidado.

 
Como evitar e reparar pontas duplas

Como disse antes não há como reparar pontas duplas, você pode usar serums e óleos para controlá-las temporariamente, mas ao lavar os cabelos, você as verá de novo, não tem jeito!

A melhor opção é evitar pontas duplas, para isso há várias coisas que se deve fazer:
  • Sempre mantenha seus cabelos hidratados. Sempre use condicionador, séruns ou leave-in. Isso evita pontas duplas e frizz. Eu recomendo usar óleo de argan, que funciona como sérum e como hidratante. Há outras ótimas opções no mercado;

  • Tente diminuir o uso de secadores e chapinhas, ao usá-los sempre use protetor térmico;
  • Não use shampoos com sulfato (a maioria dos shampoos no mercado contém sulfatos que estragam muito os cabelos);
  • Proteja seus cabelos contra o sol, use lenços e chapéus na praia e procure usar produtos para cabelos com protetor solar;

  • Para evitar acúmulo de produtos nos cabelos, o que pode causar pontas duplas, enxágue seus cabelos com 1 parte de vinagre de maçã e 2 partes de água, com 1 colher de chá de bicabornato de soda. Faça essa mistura e enxágue seus cabelos normalmente após lavar com shampoo a cada 2 semanas. Isso limpará seus cabelos e lhes darão brilho;
  • Faça hidratação profunda nos cabelos com cremes de tratamento semanalmente;
  • Apare as pontas de seus cabelos todo mês, é a única maneira de se livrar das pontas duplas já existentes. Não precisa de ter medo da tesoura, se esperar muito a situação só piora!
  • Use um pente de dentes largos de madeira ao desembaraçar os cabelos e tenha gentileza ao pentear suas madeixas;
  • Tome bastante água e tome vitaminas que ajudam a pele e cabelos;
  • Tente tirar o volume dos seus cabelos e alisá-los com ingredientes naturais que não danificam os cabelos como os processos químicos; leite e iogurte contém ácidos láticos que ajudam a tirar o volume e alisar os cabelos gradualmente."

 Muito legal saber dessas dicas né? Eu admito que tenho que cuidar mais do meu cabelo, pois uso secador e chapinha e não uso nenhum tipo de protetor térmico! E também acho que já está na hora de cortas as pontinhas do meu cabelo!
 
Curtiram as dicas?

Beijão!

10 comentários:

  1. Sabe que ponta dupla é uma coisa que não me estressa?! Eu sempre vejo no cabelo, mas simplesmente corto (que nem na Figura A) e nem reparo se tem essas outras, tripla, no meio... hehehe!
    Mas que coisa, até lavar o cabelo dá ponta dupla! Será que as pré-históricas não tinham isso? hahahaha!
    Bjks, miga!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bella,
    Post de utilidade publica hein?! Uso o lave-in da L´oréal Expert, adoooro. Ele é tudo de bom!!!
    Bjs,

    www.garimpus.co

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Meu cabelo tem pontas duplas demais, ow coisa horrível! Mas eu faço o que posso pra diminuir, corto as pontinhas e sigo algumas das dicas que você deu, como usar o leave-in e fazer hidratação.
    Beijos!

    Sama
    blogdatardee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ahh, então to de boa...rsrs.. a coisa q mais faço dessa lista é lavar!! hausaush!!
    como corto o cabelo uma vez por ano, qdo esté perto de cortar até aparecem as temidas, mas só..normalmente não tenho, já q quase nunca seco os cabelos com secador, não uso chapinha e ainda hidrato... eu adoro meus belos!! hehehe!

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu também detesto pontas duplas, faço de tudo para não ter (:
    Beijos
    http://cerejasatrevidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essas dicas.Eu tive pontas dupla até aprender que precisava usar um protetor antes de fazer chapinha. Depois meus cabelos cresceram bem melhor!Obrigada pelo carinho,espero ter boas noticias sobre minha filhota em breve.
    bjns
    http://cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi quelida adorei seu post super show
    Eu uso alguns produtos para fazer chapinha mas meu cabelo anda uma bagaço..rsrsrsrs, inclusive o Oleo de Moroccanoil
    Boa terça
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Bella,

    estou deixando o cabelo crescer um pouco para fazer um corte moderno, então eu fico incomodada porque sinto que ele não está
    legal, acho que são as pontas duplas aparecendo.
    Vou hidratá-lo até chegar o dia do corte.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  9. Post mto bem feito... eu como tenho mãe cabeleireira uso produtos do salão, mas o que mais me agrada é semi di lino da alfa parf, excelente!

    bjkas flor.

    ResponderExcluir
  10. Que dicas preciosas!
    Eu uso vários cremes da Natura Plant e adoro!
    Parabéns pelo post!
    bjão

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo