8 de agosto de 2012

Mudando de profissão

Via
Mudar é uma coisa muito difícil... mudar de endereço, de cidade, de emprego... enfim, é difícil pra caramba. Pensa então nas dificuldades quando se decide mudar de profssão.

Enfrentei uma grande mudança, pois deixei toda a minha família em Campo Grande e vim morar numa cidade em que não conheço quase ninguém, pra morar com o amor da minha vida e construir a minha família.

Não foi - e não é- nada fácil, porém é extremamente gratificante morar na minha casa, com o meu marido e arrumar a minha casa do jeito que quero.

Outra mudança grande em minha vida agora é a de profissão. Sou advogada, porém fiquei muitos anos estudando pra concursos (quando morava em Campo Grande) e nunca passei em nenhum; quando vim pra Curitiba queria muito trabalhar num escritório onde pudesse aprender muito, porém, devido a minha falta de experiência, nunca fui chamada em entrevistas de escritórios onde queria trabalhar.

Ao contrário, era chamada pra empregos aonde além de ser explorada, ganhava muito pouco (mal dava pra pagar os compromissos mensais) e maltratada (falei sobre isso aqui).

Fiquei super frustrada profissionalmente, pois não conseguia passar nas entrevistas em escritórios onde valia a pena trabalhar. E nunca passei num concurso. Realmente, nunca senti tanto desespero assim...

Até que comecei a pensar se realmente eu queria ser uma advogada... se eu realmente queira ser funcionária pública... enfim, se eu realmente queria pertencer à área jurídica.

Eu acho que a profissão de advogado é muito bonita, pena que muito injustiçada, e infelizmente isso resulta em exploração em diversos ambientes de trabalho.

Apesar de a minha mãe ter escolhido a minha profissão, aprendi a gostar dela, se bem que sempre senti lá no fundo que algo em mim faltava...  Me sentia exatamente como o Darth Vader está nessa foto: totalmente deslocada.

Olha, é bem dificil aos quase trinta anos ver que você não se sente realizada profissionalmente e tentar descobrir do que realmente você gosta... e ainda ter a coragem de ir atrás desse sonho.

E, depois de tanto pensar, e da coragem de decidir o que eu quero pra mim, cheguei à minha nova profissão: consultora de imagem.

Sempre curti o ramo da moda, porém nunca tive a coragem de assumir que realmente queria trabalhar como consultora de imagem, auxiliando as pessoas na hora de se vestir bem e de se sentir bem consigo mesma.

Sei que não será fácil, mas o mais impressionante é a certeza que sinto dentro de mim de que fui feita pra essa profissão, de que vou me dedicar 100% pra conseguir ser uma profissional bem-sucedida.

Quero deixar aqui o meu agradecimento ao meu marido, que me apoiou na troca de profissão e a minha mãe, que apesar de ficar um pouco triste por eu ter largado mão do direito, me apóia também.

E a todas que querem mudar de profissão, eu digo: se vocês puderem, façam! Foi a melhor escolha que já fiz! :D
 
Comecei essa semana o curso de Consultoria de Imagem no Senac e posso dizer que estou amando; com certeza esse será o primeiro passo nessa carreira.

Beijão!

P.s.: Dedico esse post à querida amiga Thaisa, que também teve coragem de mudar de profissão!


15 comentários:

  1. Oi Bella,

    o primeiro passo para o sucesso profissional é o amor pelo que se faz, e o coração falando mais alto tudo fica mais fácil.
    Desejo que você tenha bastante sucesso na nova profissão.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte nessa nova fase Bella! Tenho certeza que vai ser sucesso!!! O importante é a gente sempre fazer o que gosta.

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal miga!!!
    É difícil mesmo tomar essa decisão. Eu já estou no meu curso de Química, mas mesmo assim tenho que trabalhar, senão não termino o curso rs
    E dar aulas nas áreas que eu não gosto da engenharia está sendo bem chatinho pra mim, preferia estar na área de química já.
    Mas paciência, quando a gente menos esperar, estaremos fazendo o que gostamos, e muito bem feito :)
    Bacana saber que começou seu curso!! Agora é sorriso no rosto e paciência pra terminar o curso, depois é só alegria rsrs
    Bjk!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coragem Bella!!
    Eu mudei por acontecimentos da vida.. mas não estou feliz..
    queria mudar denovo, mas ainda não tive coragem e nem possibilidade.... uma hora consigo!!!

    Sucesso amada!

    Bjukas!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. UAU! Quanta coragem hein mulher?! Não se teria tanta assim. Mas é, realmente quando a gente não se sente bem numa determinada área, devemos mudar e tentar (com muito coragem, claro). Não sabia que eras advogada. Mas fico feliz que tenha achado algo que goste de fazer! A minha escolha já está feita, mesmo que eu tenha ainda um tempo pra escolher. Adorei seu post! Beijão <3

    ResponderExcluir
  6. Bella vc realmente conquistou minha admiração, é preciso muita força de vontade para mudar. Tenho certeza que vc vai ser mto mais feliz agora sabendo que é algo que te completa.
    Parabéns mesmo!!
    Mto bonito seu depoimento, e com certeza mto inspirador.
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Izzy parabéns! aposto que fez a escolha certa.

    ResponderExcluir
  8. Tem que ter coragem, mas pra mim tem que se sentir bem com que está fazendo, e caso isso não aconteça, tem sim que mudar e ser feliz c:
    xoxo
    Curti aqui!
    Cerejas Atrevidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Bella,
    Parabéns pela coragem! Vc tem tudo para ser feliz e se realizar profissionalmente. Eu trabalho na área de direito, sou concursada, mas sofri muito e fiz o caminho inverso ao seu, pois era formada em Comunicação Visual e vi que não conseguiria sustentar a minha filha com o que eu ganhava em publicidade, daí fui fazer Direito para poder ter uma renda fixa. se vc perguntar do que gosto, vou dizer que sou mais de artes visuais (meu blog já diz tudo), mas tive que trilhar outro caminho por necessidade.
    Espero que seus sonhos se realizem e que vc seja "a profissional".
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  10. Bella,

    Parabéns pela sua decisão. Acho que entendo, em partes, a sua situação. Assim como você, nunca consegui ter muita experiência na minha área - o jornalismo -, mesmo sem ter me formado ainda. Sei o que é você querer se dedicar a uma coisa e se esforçar para isso e escutar "não", ou então, conseguir um emprego/estágio onde não te valorizam, te tratam mal e, pior, te exploram.

    Hoje, faltando apenas alguns meses para me formar, já decide que não quero fazer jornalismo pelo resto da minha vida e descobri que sou apaixonada por outras línguas e literatura. Penso em buscar uma nova formação em algo relacionado à isso...Ainda estou me procurando...

    Mais uma vez, parabéns pela sua decisão e fico feliz em saber que você encontrou pessoas que te apoiaram!

    Boa sorte nessa nova etapa da sua vida!

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa Bel, como nossas histórias são parecidas!! Não me mudei pra morar com meu amor, mas trabalhei mais de 15 anos na profissão a qual me formei e que também foi escolhida pela minha mãe: publicidade e propaganda.
    Com 33 resolvi fazer letras, que é o meu curso dos sonhos e tb estou disposta a recomeçar.
    Super apoio a sua decisão e desejo toda sorte do mundo.
    Beijos, Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por ter tido essa coragem, Bella! Embora creio que seja necessário mudar quando não se está feliz, nem todos têm a audácia de largar um emprego e, às vezes, toda uma carreira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu também não estou feliz com o Direito e tomando muita coragem para mudar. Beijos

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo