23 de outubro de 2012

Chick lit


Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.

A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.

A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio" (fonte)

Sou muito fã desse gênero literário, e a minha autora preferida sem dúvida nenhuma é a Marian Keyes, que sabe retratar como ninguém as angústias femininas, sempre com pitadas de bom humor!

Abaixo segue uma lista com os títulos de chick lit que mais gostei de ler, com uma pequena sinopse:

1. Sushi, Marian Keyes:


"Sushi" é um livro sobre a busca da felicidade. E ensina que, quando você deixa as coisas ferverem sob a superfície por tempo demais, cedo ou tarde elas acabam transbordando. Perspicaz, engraçado e humano, este romance de Marian Keyes consolida sua posição como a mais popular jovem autora da Grã- Bretanha. Lisa Edwards, a durona e sofisticada editora de revistas, acha que sua vida acabou, quando descobre que seu novo emprego "fabuloso" não passa de uma ordem de deportação para a Irlanda, com a missão de lançar a revista Garota. Ashling Kennedy, a editora assistente da Garota, também tem seus problemas. É a Rainha da Ansiedade, e não é de hoje que sente que algo não está cem por cento na sua vida. E não só porque o que lhe sobra são bolsas, falta em cintura e namorado - mas porque, no fundo, no fundo, falta algo mais, como aquele pontinho minúsculo que fica na tela quando a gente desliga a TV à noite. Conhecida como "Princesa", a vida sempre deu a Clodagh tudo que queria (e por que haveria de ser diferente, quando se é a garota mais bonita da turma?). Ao lado de seu príncipe e dois filhinhos encantadores, ela vive um conto de fadas doméstico em seu castelo. Mas então, por que será que nos últimos tempos anda sentindo vontade - e não pela primeira vez - de beijar um sapo? (Abrindo o jogo: de dormir com um sapo). Mais um sucesso de Marian Keyes, que vem divertindo milhares de leitores no mundo todo. (fonte)

Esse foi o primeiro livro que li da Marian e devo dizer que me envolvi completamente com ele... li em pouquíssimos dias: chorei com a angústia de uma personagem, morri de ódio do comportamento de outra... enfim, é um livro que te prende do início ao final!
2. Casório?!, Marian Keyes:

"Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai." (fonte)

O que mais gostei nesse livro é que ele é repleto de reviravoltas... me apeguei tanto à protagonista que fiquei até com vontade de ser amiga dela, pra poder dar conselhos, impedindo assim que ele fizesse burradas... e cara, como ela pisa na bola! Mas no final ela retoma o bom senso e faz boas escolhas! É um livro bem divertido!
3. Dando a volta por cima, Anna Maxted:



"Helen Bradshaw não tem, exatamente, a vida de seus sonhos. Trabalha como assistente na revista Girl Time, dirige um carro velho e, ainda por cima, possui o péssimo hábito de se apaixonar por homens que estão longe de serem considerados bons partidos. Ela está prestes a terminar seu atual relacionamento quando a morte de seu pai faz sua vida virar de cabeça para baixo. Tudo parece dar errado...
Escrito de forma bem-humorada, ´Dando a volta por cima´ mostra a face do afeto e da morte na perspectiva de alguém de vinte e poucos anos. Uma narrativa tocante e, ao mesmo tempo, engraçada sobre sentimentos como mágoa, arrependimento e esperança. Tudo isso numa fase difícil da vida de uma mulher." (fonte)

Não conhecia a autora quando li o livro... curti a história, é bem parecida com as da Marian, mas tem vários momentos em que parece que você empaca... mas o final compensa as partes chatas! ;D


4. O Diabo veste Prada, Lauren Weisberger:



"Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistí­vel romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.
De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea." (fonte)

Li esse livro sem muitas pretensões, pois já tinha visto e filme e não me interessava muito pela história... me encantei com a história, que é tratada superficialmente no filme. Se no filme vemos glamour e roupas lindas,  no livro temos a vida dura de Andy ao fazer de tudo pra cumprir as exigências descabidas de sua chefe Miranda. Se você achou a Miranda má no filme, espere só para ler o livro! :D

Esses foram apenas alguns livros que li do gênero! Você tem algum pra indicar? Quero sugestões!

Beijão!

14 comentários:

  1. o Diabo veste prada achei bacana!

    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  2. Adorei a expressão, não conhecia!

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  3. O diabo veste prada tem continuação!!! Estou louca para ler!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa expressão. Serve para filmes também?
    Beijos

    http://www.mundodosapatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adooro o diabo veste praada *-*
    estou seguindo tá .. segue lá também .. te espero lá no meu catiinhoooo muito loucoo hhaa *-*

    http://ourcrazyworldmuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nunca li nada desse genero o3o mas parece legal

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bella,
    Sou bem chegadinha neste tipo de romance. Adorei "Melancia".
    Vc já leu "1000 Dias em Veneza"? É lindo.
    Bjs 1000 e uma ótima terça-feira para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  8. Bella,

    Vou confessar que estou me abrindo aos poucos para a Chick-Lit. Nunca tive preconceito nem nada...é que eu pulei do infanto-juvenil para outros tipos de leitura e acabei não dando muito espaço para ela...Mas quando estava na escola, lia loucamente a série O Diário da Princesa! Aí, ano passado li "The Carrie Diaries", que é uma prévia da vida de Carrie Breadshaw antes de Sex and The City...achei legal, mas bem adolescente...hehe

    Fiquei muito curiosa pelo Sushi! Vou adicioná-lo a minha lista de leitura!

    Obrigada pela sugestão!!

    Beijos,

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bella,

    que vontade me deu de voltar a ler novamente, tem me feito muita falta. Esses livros parecem ser bem interessantes, vou ler de novo as sinópses.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  10. Estou empacada em Sushi, estou precisando de férias na praia sem internet para finalizar esse e o último da Becky Bloom. Eu te recomendaria Melancia da Marian Keys, ótimo, o melhor na minha opinião =)
    Bjs

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã do gênero, acreditA? Sou uma mulher meio esquisita que prefere outros tipos de livres oiahsoihsaiohsaiosa Nunca consegui nem terminr Marian Keys e odiei Melancia oiahsohsaiosa

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  12. Acho que a coisa que eu mais gosto de fazer é ler, vou colocar todos na minha listinha. Valeu a dica!
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Desejo muito ler o "Diabo Veste Prada". Gosto tanto do filme e infelizmente ainda não rolou ;/ Não sabia que esse tipo de leitura se chamava "Chick Lit" ;) Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Olá gatona =)

    Nossa, adorei as indicações dos livros , fiquei com vontade de ler todoooos!!!

    http://quero-ser-ryca.blogspot.com.br

    ah thanks pela visita tá!? adorooo

    bjão , tenha um lindo dia ;*

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo