9 de outubro de 2013

O foco da nossa atenção (Oficina de Estilo)

Acho que todo mundo que me acompanha sabe o quanto sou fã das meninas do Oficina de Estilo, pois elas dão dicas preciosas não somente em relação às roupas, como também em relação à vida que a gente vive dentro das nossas roupas.

Pois bem, elas fizeram um texto MARAVILHOSO sobre o que realmente merece toda a nossa atenção e nas coisas que a gente deve deixar pra lá, pra ter uma vida mais feliz e completa.

Resolvi reproduzir o texto aqui, pois vale muito a pena ler!

"O FOCO DA NOSSA ATENÇÃO

Geral reclama do “padrão imposto” pela mídia, pela internet, pelas atrizes e blogueiras… quando o padrão não tá sendo imposto coisíssima nenhuma, não tem na constituição e não existe lei obrigatória nesse sentido — esse modelo tem sido sugerido pelo sistema e a gente tá topando. Tamos buscando loucamente nos enquadrar num esquema que não serve, que faz a gente procurar um ideal não-humano: nem as moças da capa da revista são, na vida real, como parecem ser na capa! Esse ‘ideal’ tira a beleza existente na imperfeição, ensina a gente a evitar frustração no lugar de lidar e crescer com elas, faz a gente se pautar por estímulos externos e não no que a gente tem dentro.

Mas ó: a gente aqui acha que tem receita pra fazer acontecer um resultado diferente da opressão e da insatisfação e da pequenez que a gente sente quando lê revistas de moda ou quando passeia pelo instagram da blogueira.

Abrir mão dessa quantidade louca de estímulos externos — ou mesmo SELECIONAR que estímulos a gente permite que estejam presentes no nosso universo pessoal. Revistas femininas que apontam o dedo pra outras mulheres (é todo mundo igual! não tem por que não ter tolerância e carinho pela nossa semelhante!), programas de TV que fazem piada de gordinhas, facebook de gente que acha graça em julgamentos de qualquer tipo, instagram de meninas que incentivam comparação e competição (“minha bolsa é mais cara”, “meu corpo é mais malhado”, “viajo mais que todo mundo”, AFF) … não deveriam ganhar um segundo sequer da nossa atenção. NEM UM SEGUNDO DA NOSSA ATENÇÃO!

Via

E mais: a gente mesma devia boicotar toda conversa — essas de todo dia, entre amigas — que incitem julgamento, que apontem o dedo, que fomentem comparação e não colaboração. Pode ser um desafio o exercício de pensar positivamente sobre outras pessoas, quaisquer que sejam, a procurar o lado bom de tudo que acontece (mesmo das coisas ruins) — mas ó, é exercitando tolerância com outros que a gente naturalmente passa a ser mais tolerante consigo mesma. Um mundo novo começa na nossa casa.

A gente devia pegar a atenção que dedica hoje aos sites e revistas de celebridade e focar na gente mesma, em estímulos que nos levem pra dentro pra gente investigar quem a gente é e em que tipo de pessoa queremos nos tornar. O mesmo tempo que a gente PERDE investigando a vida aparentemente glamourosa da blogueira poderia render conversas profundas e sinceras, horas na terapia, aulas de ioga, desenvolvimento de hobbies, visitas à exposições, planejamento de viagens, experiências na cozinha (boas de fazer e de comer – nham!) e mais. Esses são estímulos que ajudam a gente a se observar, a pensar sobre a gente mesma, a ter clareza do que a gente quer sentir e do que é importante de verdade pra gente. O foco da nossa atenção devia estar 100% aí, NO QUE RENDE! Trazer esses estímulos pro cotidiano só dependem da gente, e criar essas oportunidades de autoconhecimento dá chance da gente criar um caminho novo — e não só responder e seguir caminhos criados e estabelecidos que, mil vezes, não funcionam pra gente.

Se conhecer inevitavelmente rende segurança e a cada desafio superado (mesmo os pequeninos!) a gente vai crescendo em autoconfiança — mas não é fácil. Fácil é comprar tudo que as revistas/blogueiras sugerem que a gente compre… mas né, não rende satisfação: a gente compra, leva pra casa, usa uma vez ou outra e eventualmente passa a querer outra coisa. É só COISA! Toda mudança e todo aperfeiçoamento é gradual — é humano ser assim, a gente não é robô! — e demanda disposição, atenção-intenção, foco e treino. É exercitando o que faz a gente sentir o que se quer sentir que, uma hora, essa sensação passa a fazer parte da gente e da vida naturalmente, vira hábito bom. Mas tem que querer, tem que dar atenção e tem que treinar. "

Eu amei este texto e vocês? Super inspirador, não?

Beijão!

22 comentários:

  1. Super inspirador mesmo Bella ;) beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ei Bella! Elas são realmente boas e esse texto é sensacional!
    A gente sempre acha que a grama do vizinho é mais verde ne?!
    Mudar o foco é fundamental!
    Eu por exemplo, parei de visitar blogs de moda pra ver o que eu podia comprar e passei a olha pra aquilo que eu já tinha e podia usar de outra forma! Super funcionou! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita,

      Então, eu não visito esses blogs de it-girls... principalmente as brasileiras... gosto de me inspirar em gente como eu, hehehe. O seu blog é uma fonte de inspiração excelente!

      Excluir
  3. Adorei flor!!
    Muito lindo!
    Beijos
    http://mundo-d-moda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei esse texto, caiu bem pra mim. Às vezes eu necessito comprar alguma coisa pra me sentir bem.
    Na maioria das vezes, nem estou precisando. Sei lá, é uma coisa louca, é como se me sentir bem viesse de fora pra dentro e não de dentro para fora. Acho que preciso trabalhar isso em mim. Obrigada por nos dar a oportunidade de ler esse texto maravilhoso.
    Beijinhos. Bom dia!
    Like Skyscraper
    Siga-me nas redes sociais para saber tudo que rola no LS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela,

      Sei como é sentir isto, acredite. Ainda mais nessa sociedade consumista de hoje em dia!

      Excluir
  6. Inspirador, amei
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bella,
    amei o texto. Faz tempo que não vou dar uma olhadinha na Oficina de Estilo, mas concluí que preciso ir mais lá.
    Tenha um ótimo meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Betty, acho que passar na Oficina de Estilo sempre é bem melhor do que frequentar estes blogs de moda com blogueiras que têm a vida muito diferente da minha.

      Excluir
  8. Bom....sem comentários o texto disse tudo...
    concordo e como concordo!!

    Resenha nova no blog hoje super legal =)

    Beijoss Bella *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  9. sou fã tambem!! canal novo com videos de maquiagem e beleza toda semana. http://www.youtube.com/user/giovanaferreiraa/videos beijo

    ResponderExcluir
  10. super concordo com você, padrão imposto nada segue quem quer :)

    www.iveguedes.com
    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A gente vive melhor qdo para de querer se encaixar num determinado padrão e vive a nossa vida!

      Excluir
  11. Oi Bella,

    muito interessante o texto, faz a gente pensar antes de agir.

    Bejim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz pensar em um monte de coisas né?

      Excluir
  12. Eu amei! *--*Seu blog é lindo.Estou seguindo,segue de volta?
    tem post novo no blog vem ver ~>
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/10/unhas-da-semana-pikachu.html
    beijos,suceso!

    ResponderExcluir
  13. Olá minha querida Bella!
    Mega inspirador mesmo, amei o texto do começo ao fim :)
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    youtube.com/layladafonseca
    Instagram: @coisade_menina
    facebook.com/BgCoisadeMenina

    ResponderExcluir
  14. Olá, vim passando para divulgar o SORTEIO que abri hoje no blog!
    Prêmio: livro 'Claro que te amo' + Kit de esmaltes' .. Vai perder essa? Não né?!! =D

    URL: http://www.chadecalmila.com/2013/10/sorteio-claro-que-te-amo-kit-de-esmaltes_9.html

    PARTICIPE E BOA SORTE !

    ResponderExcluir
  15. Muito "livre"!!! É disso q estamos msm precisando! Liberdade!!!!

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gi! Acho que só assim a gente vai ter qualidade de vida, sabe?

      Excluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo