4 de abril de 2014

6 livros que você deve ler | Papo de Blogueiras



Mais um post do Papo de Blogueiras no ar! :)

E hoje vou indicar 6 livros que eu acho que todo mundo deve ler; escolhi alguns clássicos e também alguns livros contemporâneos, com histórias super interessantes!

Foi bem difícil pra mim escolher apenas 6, mas tentei ser fazer uma lista com gêneros bem diversificados, que vão desde comédia até drama, então acredito que a lista está bem eclética! ^^ 

Vamos à lista:

1. Dom Quixote, Miguel de Cervantes:

"Alonso Quijano, entregue ao delírio causado pela leitura excessiva de livros de cavalaria, sai pelas planícies espanholas para impor justiça, na companhia de seu fiel escudeiro Sancho Pança. A dupla então vive uma variada seqüência de aventuras e confrontos no limite entre a realidade e a fantasia, narrada por Miguel de Cervantes com malícia, compaixão e bom humor. Mais e menos que um símbolo, essa criatura da arte possui a profundidade e o relevo da vida real." (fonte)


Acredito que vale a leitura porque o universo que Cervantes criou é extremamente interessante, com um protagonista tido como louco, que resolve sair de seu pacato vilarejo à procura de aventuras. É difícil falar sobre essa belíssima obra em poucas linhas, mas acredito que todos devem ler D. Quixote, pois é um daqueles livros que fazem a diferença na sua vida. :)

*Recomendo a versão da Editora 34, que ganhou o prêmio Jabuti em 2004 por melhor tradução.

2. Cem anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez:



Ganhador do prêmio nobel de literatura, Cem anos de Solidão traz "a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe dos solitários para a qual não será dada uma segunda oportunidade sobre a terra. O livro também pode ser entendido como uma autêntica enciclopédia do imaginário." (fonte)

Indico porque adoro histórias que tratam de saga de família, e cada membro dos Buendía possui histórias e dramas extremamente interessantes, a maioria deles cercados de fatos fantásticos e muito bem construídos. O meu exemplar tá super velhinho, já li e reli muitas vezes, e quero reler este ano!

3. O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde:


"Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade." (fonte

Assim como os outros, este livro é fantástico! Imagine que você poder fazer tudo o que quer, sem ligar para consequências, nem certo e errado, sabendo que seu corpo se manterá jovem para sempre e somente o seu retrato sofrerá com os resultados de seus atos?

É o que acontece com Dorian, que em troca da juventude eterna, escolhe uma vida cheia de prazeres e atitudes perversas, até mesmo contra aqueles que o amam; enquanto isso, é o seu retrato que envelhece e sofre as consequências desse hedonismo. Final surpreendente!

*Tem um filme (claro que nem se compara ao livro), bem bacana com o Ben Barnes (princípe Caspian) no papel de Dorian e Colin Firth (o eterno senhor Darcy), legalzinho até. Fica a dica.

4. As crônicas de Nárnia, C.S. Lewis:




"Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de NárniaNos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações." (fonte)

Eu me surpreendi com As Crônicas de Nárnia, pois achava que era só mais um livro de fantasia para crianças, mas quando fui lendo toda a complexidade do mundo que C.S. Lewis criou e os personagens maravilhosos, como Aslan fui amando o livro! Outra coisa legal é a evolução dos personagens no decorrer da história, é muito legal de se ver. História envolvente e encantadora, merece muito ser lida.

5. Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:


"É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis." (fonte

Não tem como deixar essa obra-prima de fora! Com um humor inteligente, Machado de Assis nessa obra faz uma crítica aos costumes da época e de toda a hipocrisia da sociedade brasileira naquele período. O mais interessante é que continua sendo uma obra muito atual, tendo em vista o ponto de vista atrasado dos brasileiros em muitas questões. Tem gente que gosta muito de Dom Casmurro, mas eu sou muito mais Brás Cubas! :)

6. O homem que matou Getúlio Vargas, Jô Soares:



Uma biografia imaginária de Dimitri Borja Korozec, um anarquista especializado em assassinatos políticos, que se caracteriza por uma espantosa dificuldade em atingir as metas às quais se propõe. Sua 'propensão natural pela catástrofe' fará dele eternamente o homem certo na hora errada. Porém, não lhe falta perseverança e ele vai mudando de cidade e de país, sempre convencido de que sua missão é matar tiranos. Curiosamente, Dimitri está sempre no meio de algum acontecimento interessante. É assim que Jô Soares traça um roteiro geográfico para o seu assassino, e através dele, conta 40 anos de história." (fonte)

Este livro foi um dos mais engraçados que já li e tem uma história envolvente, onde Jô Soares sabe muito bem inserir seus personagens fictícios dentro do contexto histórico, sendo queseus personagens interagem divinamente com personagens históricos.
Eu também recomendo esse livro pela grande carga histórica, pois além de você se divertir e se entreter, também aprende! Enfim, já faz tempo que li esse livro, mas até hoje me lembro com muito carinho dele.

Gostaram das minhas escolhas? Já leram alguns destes livros? Também aceito indicações! :)

Vamos ver os livros que as meninas indicaram?

Just Bia

Oi,Clo!

Estilo por menos
Gabriela de Boit

Dose de Beleza













Beijão e ótimo final de semana!

27 comentários:

  1. Dos 6,eu li O retrato de Doryan Gray e Don Quixote!

    Bjs,Bella!

    ResponderExcluir
  2. Já li as Crônicas de Nárnia e é um dos meus livros preferidos! Também já li um Dom Quixote, mas foi outra versão e é bem legal! Não conhecia os outros livros, mas com certeza irei anotar os nomes pra ler depois! Ótimas dicas flor, adorei ♥
    Um suuuuper beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que cuulta! Hahaha 100 anos de solidão parece ser bem legal, meu pai vive falando desse livro

    Beijim
    http://idiomafashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse post, desses livros, li e adorei O homem que matou Getúlio Vargas.
    Bom fim de Semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o livro do Jô que eu mais gosto! :)

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Ainda não li nenhum desses, que vergonha rsrs. Mas só ouço elogios de todos eles. Narnia já está na minha lista!
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai gostar de Nárnia... tanto que nem vai querer saber de ver os filmes depois, hahaha! :)

      Excluir
  6. Nossa Crônica de Nárnia não gosto nem do filme..rs

    - Post novo no blog.... bora conferir ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é aquela coisa né, o filme nunca se compara ao livro... tb não sou fã dos filmes.

      Excluir
  7. Da sua listinha eu li Retrato de Dorian Grey e Memórias Póstumas de Brás Cubas
    big beijos e bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô doida pra reler Dorian Gray, pois faz tantos anos que li que nem lembro direito da história, haha.

      Excluir
  8. Já li memórias póstumas de Brás Cubas é realmente muito bom !
    http://cerejacibernetica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor livro do Machado na minha opinião! :)

      Excluir
  9. Escolhas muito boas... tenho muita vontade de ler o 100 anos de solidão..

    beiJUs

    beiJUs

    http://feiffercereja.blogspot.com.br/
    http://www.trafego-viral.com/?id=66852464

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum desses, uma vez eu tinha que ler memórias póstumas para a escola, mas como minha mãe já tinha um trabalho pronto sobre o livro eu não li e tirei 10 hauahuahuahahu que preguiçosa, não me orgulho disso ok! :D

    Beiiijo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum destes mas deu vontade de ler, haha. Flor estou lhe seguindo, te espero lá no meu cantinho também. Beijos.
    Curta nossa Page: Page do Brilliant Diamond | Brilliant Diamond

    ResponderExcluir
  13. Adorei o filme O retrato de Dorian Gray, mas não li o livro!

    Bjux, Jell
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bella! Adorei as indicações de livros, muito cult! Li quase todos. São ótimos. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Amo ler, inclusive também fiz um post recentemente no meu blog sobre os livros que pretendo ler. Cronicas de Nárnia não esta na listinha, mas pretendo ler em breve. Beijos
    Segue nosso blog fofa? (seguindo o seu)
    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que bela seleção!!! Amo Cervantes.

    Bjos, querida.

    ResponderExcluir
  17. Não li esses mas gostei do Cem anos de solidão.

    *Ah quero muito ver o filme um dia.

    Bjos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Bella,
    Concordo com as indicações!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Li todas as indicações, realmente são ótimos! =D
    Nárnia é o livro preferido da vida! hahaha

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo