30 de abril de 2014

Andei lendo: A Revolução dos Bichos, George Orwell



"Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos." (fonte)

O livro A Revolução dos Bichos foi escrito em plena segunda guerra mundial e é uma verdadeira crítica ao regime tirano nazifacista da época, em especial ao ditador Stalin, que governava os soviéticos de forma violenta e intolerante.

Na história, um velho porco conhecido como Major, incita os bichos da Granja do Solar a não mais se permitir serem usados pelos seres humanos; é estabelecida a ideia central do animalismo, adotada pelo animais da granja, onde todos os animais devem colaborar entre si e não devem mais se submeter aos horríveis seres humanos.

O Major morre dias depois, mas deixa dois discípulos, que serão responsáveis pelo estouro da revolução: Napoleão  (o Stalin da história) e Bola-de-neve, que de acordo com muitas fontes, seria a versão de Trotsky.

Passa-se algum tempo na granja, que agora é chamada de "Granja dos Bichos" e os animais trabalham arduamente e têm muito mais conforto do que na época em a granja era comandada pelos humanos.

Até que de repente Napoleão dá um golpe e bane Bola-de-neve e vira um verdadeiro tirano para os bichos que governa: eles trabalham muito mais e vivem de barriga vazia, acreditando que estão muito melhores agora do que na época em que Jones governava a granja.

Orwell deixa bem claro a sua crítica a regimes totalitários, expondo toda a manipulação política que há por trás da tirania de Napoleão, que faz uma verdadeira lavagem cerebral nos bichos, que realmente acreditam que agora está melhor do que antes. O exemplo das ovelhas e de como elas são usadas para influenciar os outros bichos é fascinante! :)

Gente, e o final... é fantástico! (Não vou dar spoilers).

Enfim, A Revolução dos Bichos é um excelente livro, extramente bem escrito e super atual, vale muito a pena, até mesmo porque ele é bem fininho, não tem em 150 páginas, você lê num tapa. ^^

E você, já leu este livro?

Beijos e ótimo feriado!





10 comentários:

  1. Bella eu confesso que não conhecia esse livro.
    Mas adorei a sua resenha, tudo muito bem explicadinho, adorei mesmo.
    Beijos A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, ainda não conhecia esse livro! :]
    Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar, mas nunca li esse livro.
    Já respondeu nossa pesquisa no blog ?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Curti a dica. Sempre bom ler de tudo um pouco (geralmente eu leio livro mais menininha hehehe)! ;)
    Beijos e bom feriado,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida!!
    Nossa, sabia que não conhecia!! Vou querer ler!!
    Ahh minha linda, o meu blog está com visu novo!! Não deixe de entrar para conferir!!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre
    layladafonseca.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bella,

    já ouvi falar sobre esse livro e me interessei, agora com a sua resenha
    me interessei muito mais.

    Bejim e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  7. Li bastante sobre esse livro na faculdade, mas nunca li realmente, acredita? rs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  8. Oii Bella, deve ser muito bom esse livro, adorei o conceito! E serve pra muita gente né.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia do livro, bem criativo!
    Só em ler a resenha eu já comecei a imaginar um filme tipo BABY o Porquinho atrapalhado hahaha
    Beijinhos!

    www.PrioridadesFemininas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente do baby, hehehe. Existe um filme sobre o livro, mas eu nunca vi.

      Excluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo