5 de setembro de 2014

Depressão e o black dog


O black dog (ou cão negro) é a representação da depressão, doença que dói na alma

Quem acompanha o blog há algum tempo, sabe que eu sempre gostei de tratar de temas descontraídos e sempre evitei me expor muito aqui, até por causa de um mal-entendido que ocorreu logo no início do blog.

Mas agora tá acontecendo uma coisa muito forte comigo, e que tá me atrapalhando muito em todas as áreas da minha vida, que é a depressão.

Por causa de inúmeros fatores, os quais não vejo necessidade de expor aqui, eu comecei a me sentir muito desanimada com a vida e reparei que fui deixando de ter interesse em coisas que eu amava fazer, e que cada mínima coisa que eu tinha a fazer, me parecia um grande esforço físico e mental. 

Tenho me sentindo assim desde maio deste ano, mas, do meu jeito, tentei (e tento) dar a volta por cima, tentar achar forças pra superar essa tristeza e desânimo que infelizmente, do nada, tomam conta de mim.

Pra mim é difícil admitir até pra mim mesma que tenho depressão, pois penso que nada de realmente sério me aconteceu, e na verdade nem motivo tenho pra me sentir assim... só que pensar isso não faz com que eu me sinta melhor e parece que repudiar esse sentimento só me faz piorar.

Venho tentando manter as postagens no blog e as visitas nos blogs amigos, até como uma forma de terapia, porém confesso que nos últimos 20 dias isso tem sido muito difícil e muitas vezes sinto vontade de me afastar do mundo virtual e ficar dias sem ligar o computador.

Também notei que minha saúde vem sido muito prejudicada pelo meu emocional, pois tive uma virose muito forte em junho, uma terrível dor de garganta no início do mês passado, e estou com uma infeção nas glândulas salivares (resultando numa cara inchada) desde domingo... fora que eu talvez tenha que fazer uma cirurgia no final do ano pra remoção de um cisto de ovário.

Acho que foram essas coisas que meio que aconteceram ao mesmo tempo que me fizeram pensar que ignorar o problema não é a solução, mas sim enfrentá-lo de frente! Sinto muita falta da minha vida de antes e quero que essa dor na minha alma vá embora.

Comecei a tomar remédios homeopáticos pra melhorar a ansiedade e estou pensando seriamente em começar a tomar antidepressivos ou buscar outra forma de tratamento.

Me sinto melhor dividir isso com vocês e espero estar me sentindo bem em breve! :)

Não vou desistir do blog, porque foi ele (e vocês) que muitas vezes me deram forças, então, mesmo que o post demore pra sair, eu estarei aqui (e também no blog de vocês).

A OMS (Organização Mundial de Saúde) fez um vídeo muito bom sobre a depressão, que é representada por um enorme cachorro preto, mostrando como a doença é séria e deve ser tratada o quanto antes.

Eu achei válido deixar o vídeo aqui pra quem se interessar:



E obrigada se você leu este texto até aqui! E se alguém também estiver se sentindo assim, procure ajuda o mais rápido possível, pois depressão é uma doença e deve ser tratada.

Beijão e bom final de semana!

36 comentários:

  1. Nossa Bella, também estou me sentindo assim, mas eu não consigo ficar sem o blog.
    Vários motivos me levaram a desanimar, mas sempre tem aquelas pessoas que nos levantam, então lhe digo faço o que for preciso, mas não desista.
    Bom fim de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Rê!

      E tenha a certeza que, por mais que alguns dias possam ser mais difíceis que outros, eu não vou desistir do blog não!

      Excluir
  2. já passei por isso, algumas vezes, tive uma crise mt forte e complicada em março... agora estou em tratamento e me recuperando (me chama no face se quiser conversar mais a fundo sobre isso), estou lendo um livro chamado o demonio do meio dia que trata do assunto, e gostando mt

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vc tá se recuperando... eu nunca tinha tido uma crise tão intensa como essa que tô vivendo agora...

      Te chamo no face sim, obrigada pelo apoio!

      Excluir
  3. Oh amiga! é tão tenso quando passamos por uma fase assim né? as vezes também fico muito deprê mas o importante é não desistir, o blog sempre ajuda com tudo! distrações nessas horas são as melhores coisas né? um super beijo:*

    www.fashionwithmyh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por isso que eu não deixo o blog de lado, por mais que às vezes seja difícil, eu tento prosseguir.

      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Poxa Bellinha....
    Eu queria ter palavras lindas para te dizer, de animo e de como a vida é bela.. mas não sei se tenho, porque sei bem que elas, muitas vezes, não funcionam, irritam e até magoam qdo a depressão aparece. Sei porque estou passando por isso a algum tempo...
    Terminei um relacionamento de quase 9 anos e que terminou de forma complicada. Isso me atingiu de maneiras q eu nem imaginei.. passei por negação, achando q estava bem, por aceitação da situação e por aquele momento "deixa rolar"... nisso ganhei mais de 10kgs e isso só me fez piorar... tenho tentado ficar bem, assim, igual vc.. do meu jeitinho e tal. Não procurei ajuda profissional, tentei coisas como o "free mind", outros ares, mas te falo, ainda não estou 100% e nem sei qdo vou ficar.. tem dias q sou assolada por sentimentos de tristeza, infelicidade, frustração.. como isso acaba com a gente.... Mas, o negócio é continuar, firmes e fortes Bellinha, nada de se entregar!! Afinal, temos pessoas na nossa vida que nos amam, e tem dias que, sair da cama, é por elas....
    Gatinha, fica bem tá?! Se precisar e quiser conversar.. acho q é tudo o que posso oferecer.. e muito pensamento positivo em vc... =)

    Beijos com muito carinho... Gigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, é muito bom saber que a gente tem apoio de pessoas especiais como vc!

      Entendo muito bem essa fase de negação, é muito difícil a gente admitir que tem um problema né, e a minha tendência é deixar de lado... o chato é que fazer isso é super prejudicial, deixa a gente cheia de sentimentos negativos.

      Eu tô pensando seriamente em procurar ajuda profissional e até tomar antidepressivos, não quero piorar. Por quê vc não faz o mesmo pra ficar melhor?

      Beijos e obrigada.

      Excluir
  5. Oi, Bella! :)
    Às vezes nem imaginamos como é a vida da pessoa fora do mundo virtual, né? Mas essas fases ruins são boas também para a gente dar mais valor ainda quando tudo passar, sabe? E vai passar, pode acreditar. O primeiro passo você já deu, que é perceber que algo não está legal. Agora é só ter fé e foco, que tudo vai melhorar. =) Espero de verdade, que fique tudo bem e que o ânimo volte logo. Não desiste do blog não, tenho certeza que muita gente gosta (inclusive a pequena blogueira aqui). Nas minhas fases tristes (todo mundo tem), o blog é um dos melhores refúgios. =)
    Tudo vai melhorar!
    Com carinho,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o blog é o que me dá forças nos dias ruins, é muito legal poder conhecer, ainda que virtualmente, tanta gente legal que passa pelo mesmo que nós.

      Obrigada pelo apoio!

      Excluir
  6. Ain Izabella, estou orando para que essa fase passe logo para longe de sua vida.
    Não quero isso para ninguém, é muito triste.
    Sempre quando me vem a cabeça esse assunto, lembro de um vídeo da Lousie Hay, você já ouviu falar? estava me sentindo muito para baixo e meu namorado me passou o vídeo, esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4TCQwhDfNFY
    Que me fez olhar para tudo de outra forma. Espero muito que te ajude.
    Beeeijos, Ingrid.

    http://utopianuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica do vídeo, vou assistir!

      E sim, tb tô torcendo para que essa fase passe logo!

      Excluir
  7. Depressão é uma coisa que eu já aceitei na minha vida,Bella!Há muitos anos atrás fui ao fundo do poço,fiz terapia por 8 anos e assim fui indo!Há 3 anos atrás descobri um tumor no cérebro.Imagina?Caí novamente!Foram 3 anos de altos e baixos,convulções ...uma vontade de só dormir.A semana passada descobri que meu tumor sumiu,pois era um tumor tratado com remédio oral!
    Mas vou deixar uma frase do Nietzsche:
    "O que não me mata me fortalece!"
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Paulo, que barra essa história do tumor... graças a Deus que ele sumiu, fico muito feliz por vc!

      Sim, preciso me fortalecer nesse crise, até pra ir atrás dos meus objetivos com mais afinco!

      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  8. Muito bonitas suas palavras, Isa! Olha... fica assim não! O blog, pra mim, é uma terapia <3

    Beijos e queijos <3

    http://blogandocomadeni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bella
    Eu tive depressão o ano passado e sei o que vc está passando... É preciso procurar ajuda o mais rápido possível.. só nós mesmas não conseguimos... infelizmente!! O blog e os amigos virtuais me ajudaram bastante... escrever aqui é uma terapia !! Desejo que vc fique boa logo, e sempre lembre que vc é especial para um monte de gente, até aquelas que vc não conhece.
    Mil bjos, se cuide e obrigada por compartilhar seu momento com a gente!!

    Mil bjosss, Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vc tb por partilhar a sua experiência... pra mim foi muito bom expor os meus sentimentos, parece que me senti mais leve.

      Mas admito que tb preciso de um profissional pra me ajudar.

      Obrigada pelo carinho! :D

      Excluir
  10. Nossa, Bella!
    Desejo do fundo do coração que vc supere logo essa fase...
    Estarei aqui torcendo por vc!

    Bjinhos,

    Cris.
    Blog / IG / Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris!

      Tenho fé de que vou ficar melhor sim! Beijos!

      Excluir
  11. Oi Bella, que bom que ao compartilhar o que você se sente com a gente, estejas se sentindo melhor. Depressão realmente é algo muito sério e deve ser cuidado o mais cedo possível. Espero de coração que você possa se sentir 100% e com seu ânimo de antes logo, logo. Como já li uma vez, "primeiro a chuva, depois o arco-íris". :) E o seu vai aparecer lindo e radiante. Você é uma das poucas blogueiras que mantenho contato desde o Blog da Tarde, e fico feliz de ter mantido por isso. Eu e todas as suas outras leitoras estamos torcendo por ti! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio Sama!

      E estou à espera do meu arco-íris, hehehe. :D

      Excluir
  12. Quero lhe abraçar!
    Bella eu vi o vídeo pq meu marido está depressivo desde janeiro também. Achei tão sincero,
    e tão simples pra gente de fora entender. Espero que você fique bem, que se achar que precisa - ele precisou - procure ajuda profissional. Espero que a gente possa encará-la como uma doença, como ela realmente é.

    Força, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo!

      Muito obrigada, já estou me sentindo abraçada por vc! :)

      Excluir
  13. Nossa Iza, fiquei "chocada", triste... sei lá o nome desse sentimento. Sentir-se deprimida não é nada bom. Passei por isso e acabei numa anorexia... consegui superar realizando sessões de acupuntura e auriculoterapia pelo menos três vezes por semana.

    Nunca é muito fácil, mas a gente consegue.

    Estou na torcida para que você melhore, viu? Impossível imaginar você sem aquele sorriso cativante que tens, sem a tagarelice com um sotaque maravilhoso e sem o dom de escrever e falar sobre moda e estilo.

    Conte comigo ;)
    Bjinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!

      Sim, vou procurar ajuda profissional e superar o problema, é horrível ficar assim viu...

      Excluir
  14. Olá!

    Que pena que vc esteja passando por essa fase, mas acredito em vc, que vc conseguirá sair dessa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Bella!
    Deixo aqui o meu abraço, meu carinho e o meu desejo de que vc supere esses momentos difíceis. Seja forte, acredite em vc e tenha certeza que isso é uma fase ruim, que logo vai passar. Como vc sabe, moro na Holanda e estou longe dos meus pais/minha família há 14 anos, sofro muito por isso. Tem dias que me sinto péssima também, tenho vontade de largar tudo aqui e voltar para o Brasil. A vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos, mas o importante é acreditarmos que somos mais fortes do que os problemas, e que os obstáculos estão aí para serem ultrapassados. Vc é jovem e linda, tem um futuro brilhante pela frente... Fé e força!!! Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Poxa Bella... espero que essa fase passe logo, Tudo vai passar. Tenha fé! Não larga o blog... fica por aqui que estamos todos juntos com você, você é linda! E tenho certeza que por dentro e por fora. Adoro seu blog e quero te ver em breve vibrando felicidade. Busca passear.. se puder fazer algo diferente, quem sabe um curso novo de algo que você goste.
    Tô aqui na torcida, Beijinhos...♥
    http://veidaslife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Óun, Bella.
    Sofro desse mal, sei bem como é. Hoje eu tomo antipressivo diariamente e me ajudou muito, tentei de tudo, a acupuntura me ajudou bastante porque na mesma época também sentia muita dor na mandíbula (bruxismo) e dor nas costas/pescoço (descobri alguns nódulos de tensão) então assim, só queria me sentir normal como sempre. E hoje me sinto.
    Vai passar, mas aconselho a medicação.

    Beijo grande,
    conta comigo.
    http://www.workingmachine.nu/

    ResponderExcluir
  18. Bella, visito seu blog desde o início do meu, há mais ou menos nove meses... E você sempre esteve presente lá. Esse fato, me faz ter um carinho por ti, mesmo nos conhecendo somente pela blogosfera. :)

    Ó, todos nós temos problemas, isso você sabe. Eu podia passar o dia contando pra ti. Haha Mas isso não é o suficiente. E eu sei que o que você está passando é bem mais que isso. E é muito sério. Portanto, peço encarecidamente que você procure ajuda profissional, pois só assim você se livrará dela.

    Se você teve coragem de expor pra nós, como leitoras, expor isto para um profissional, é só um passinho a mais.

    Estou aqui torcendo por sua recuperação. E ah! Não suma do blog. Sua terapia online ;)

    Beijos no coração.

    Fernanda. :)

    ResponderExcluir
  19. Oi querida Bella!
    Espero que essa fase passe logo.
    Apesar de já ser a doença do século, eu não concordo.
    Tenta fazer algo que vc goste e se sinta bem amiga.
    Depressão é doença da alma, então Bella cuide bem dela.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  20. OI Bella
    Entendo como voce se sente. Tive depressão a minha vida inteira, só não sabia o que era. Quando descobri o que eram aqueles sintomas, fui tratar. Apesar de muitas pessoas acharem que os remédios não são necessários, acho que eles são sim. Eles são uma ajuda para que a gente recomece a caminhar. Depois, acho que o mais importante para mim foi a terapia. Foram 12 anos. Mas aprendi muito. Auto conhecimento ajuda. Ajuda a saber quando a crise vai chegar. E ajuda a prevenir. Não quer dizer que eu não tenha crises, mas percebo elas chegando e tenho um estoque de armas que me ajudam a superar. Não tomo mais remedios fazem muitos anos, mas faço meditação, sessoes de Reiki e desenvolvi algumas tecnicas que para mim funcionam quanto sinto as crises se aproximando. Eu mantenho uma eterna vigilancia para não me deixar apanhar com muita força nessas crises. TEnho certeza que voce tambem vai conseguir superar, tenha paciencia e procure ajuda. Um beijo, estou torcendo por voce.

    Ana Cris

    ResponderExcluir
  21. Oi Bella,
    Eu não tinha notado que vc está down... Já tive o problema e hj tomo um remédio tarja vermelha, com o qual me dei bem. Procure um médico e converse com ele. Depressão é uma doença, e como tal, pode ser curada com medicamentos. Se for mesmo depreessão, não serão florais e nem remédio homeopáticos que vão mandá-la embora.
    Não tenha preconceito qto a medicos e medicamentos. Lance mão do que a ciência tem ao nosso dispor e trate de ser feliz.
    Espero que vc melhore o quanto antes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Ah, Bella, fiquei com vontade de te pegar no colo agora! Como faz? Bem, como colo eu não posso te dar, te dou minhas palavras. Siga em frente, como você está fazendo e busque ver o lado bom das coisas. Por mais difícil que isso possa parecer agora, vai parecer minúsculo quando você, enfim, superar essa barra. O primeiro passo, que é admitir o problema e pedir ajuda, você já deu. Agora é só encontrar a força para seguir em frente. Espero que isso seja o mais rápido possível! Tudo de melhor para você, querida! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bella,
    Sofro deste mal há quase 20 anos, desde o início da adolescência, acho que desde os 10 anos, por aí...Já fiz terapia, já tive bem uns dez psiquiatras e tomo remédio até hoje. No entanto, a única coisa que me faz melhorar um pouco é malhar....é, mas tem dias que nem quero sair da cama, é difícil levantar vestir roupinha e ir caminhar ou pra academia, que é pior porque quando to assim não quero interagir. Quero te dar um conselho: malhe, se mova quando sentir que tá piorando, até que vire hábito e, se vc já malha, malhe, corra, intensifique tudo, é a única coisa que funciona comigo, de verdade!! Boa sorte,
    Belle

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho! Fico muito feliz com a sua visita!

Evite comentários automáticos, do tipo "me segue que eu te sigo", ok?

Os comentários serão respondidos por aqui. :)

Outra coisa: por causa de um erro no blogger, eu só consigo seguir blogs que tenham a caixinha do Google Friend Connect, portanto se seu blog não tiver a caixa do GFC, eu não conseguirei segui-lo.

Se você também tiver um blog, coloque o endereço dele no comentário para que eu possa retribuir a visita! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012-2014 izabellaniquito.blogspot.com - all rights reserved
Layout por Camila Rech - Desenvolvido por Gabi Melo